Como criar um logotipo impossível de esquecer para sua indústria

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Ter ou criar um logotipo memorável não é tarefa simples. Duvida? A princípio pode até parecer simples, mas para um bom logotipo ser criado, há uma importante e detalhada jornada de conhecimento sobre o negócio.

Não vou te dar aqui um tutorial de como criar um logo em um software gráfico. Se é isso que está procurando, esse conteúdo também é para você.

Calma! Se você duvida, acredito que vou um pouco além disso nesse conteúdo. Vamos falar sobre os passos que antecedem a criação, bem como algumas características que seu logotipo precisa ter para ficar incrível.

Seja para aprovar ou executar a criação de um logo, essas dicas serão extremamente valiosas.

Talvez agora mesmo, falando em logotipos, você esteja pensando em algumas marcas. Já parou para pensar como elas “grudam” em nossa mente? Claro, as empresas nos expõe suas marcas de maneira intensa. Mas será que é somente isso? Exposição?

Por trabalhar na criação de logotipos, eu acredito que não. Existem algumas maneiras de tornar um logotipo realmente especial.

Com as dicas desse artigo é provável que você escolha o caminho certo e tenha, de fato, uma grande marca criativa e de alto impacto.

Percebeu algo diferente? Eu estava falando de logotipo e de repente usei a expressão marca. Estranho não é? Pra muita gente é a mesma coisa.

Não é. Tem uma explicação para isso. Quando utilizamos a expressão marca estamos nos referindo, de maneira mais básica, a experiência que uma empresa proporciona aos clientes. Marca tem um significado muito mais extenso e importante.

O logotipo personifica, em parte, essa experiência que a empresa oferece. Então, o grande desafio dos designers é conseguir transmitir ou traduzir toda essa relevância a um símbolo gráfico: O logotipo.

É provável que você tenha escutado também sobre logomarca. Acredito que esse termo tenha sido criado para tornar o assunto logotipo mais comercial do que já é. Mas, é a mesma coisa. Por falar nisso, raramente você verá um designer utilizando o termo logomarca.

Agora, atente para essas suposições.

Pode ser que atualmente sua empresa não ofereça uma experiência de marca notável.

Outrossim, pode ser que você tenha uma ótima empresa com excelentes soluções ao cliente mas, seu logo não consegue passar adiante toda essa reputação.

Claro, você precisa observar isso e buscar melhorias em sua empresa sempre (em sua experiência de marca). Mas quero que você atente para o fato de haver uma remota possibilidade de que sua marca não impacte seus clientes atuais, futuros clientes e, muito menos, seus colaboradores.

Sim, é verdade, todos os seus públicos precisam ser impactados pela sua marca. Falo isso porque já presenciei mudanças positivas em empresas, desencadeadas por um bom trabalho de marca. Como um desejado e delicioso doce colocado na mão de uma criança, pude observar, em negócios, essa magnífica sensação de mudanças chegando. Já sentiu isso?

Seria muito bom se você pensasse dessa forma. Afinal, seu logo vai em tudo que você faz. Em seu produto, em seus eventos, em roupas, em anúncios, em documentos internos e por aí vai. Faz sentido pra você?

Uau! Minha vontade é que a leitura desse artigo esteja agradável tanto quanto está sendo para mim escrevê-lo.

Vamos agora nos aprofundar nas características importantes para se criar um logotipo memorável. Dicas que você pode utilizar hoje mesmo em sua empresa e assim ter um fantástico logotipo de resultados. Vamos lá!

Tudo começa com um bom nome de negócio

Se você já escolheu o nome do seu negócio, esse artigo é para você. Se você vai abrir um negócio novo, esse artigo também é para você. Logo,  fique comigo por mais alguns poucos minutos e veja como avaliar um logotipo de ponta a ponta do processo.

Toda escolha tem seus prós e contras. Existem muitas opções para se criar bons nomes e não existe receita de bolo.

Com paciência e criatividade é possível escolher um nome original e desconhecido (claro, se isso fizer sentido ao seu negócio). Você também pode demonstrar no nome o que você entrega (sua promessa de negócio). Outrossim, pode utilizar siglas, algo que é bastante comum (se puder evitar, evite!).

Pode ter um nome que descreva seu negócio, como por exemplo Indústria de Alimentos Malepi (não, não se trata de razão social). O exemplo descritivo anterior (fictício) é o que acontece também com entidades como Instituto Butantan, Banco do Brasil ou Correios.

Bem, ter um nome descritivo nem sempre é um boa saída, pois você poderá ter dificuldades ou restrições para novas linhas de produtos e e também dificuldades no registro de marca.

Nossa agência, por exemplo, foi batizada de Interliga, pois entregamos resultados através da integração e ações digitais. É o típico nome com promessa/posicionamento. 😉

Como mencionei ainda há pouco, tudo tem seus prós e contras. Para escolher um bom nome certifique-se de que ele indica a mensagem certa, que tenha um alinhamento com seu posicionamento de mercado e que seja foneticamente simples.

Sempre é bom verificar também se a marca está disponível junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e também se há nome de domínio (DNS) para sua marca. Estou falando aqui do famigerado www.suamarca.com.br (.com ou variantes) que você pode verificar na Registro.br.

Analise tudo e, o mais importante, responda: Será que meus públicos se identificam mesmo com o nome que escolhi? Ter uma boa resposta para essa pergunta é o mesmo que se certificar que fez uma ótima escolha.

Crie um logotipo que contextualize com sua indústria

Um bom logotipo deve personificar o que sua empresa é de fato. Você precisa ter posse de algumas informações que serão aplicadas em sua arte de logotipo, mais tarde. Responda, nessa etapa, a algumas perguntas importantes:

Em posse de respostas aprofundadas à essas questões, um bom logotipo já poderia ser criado com sucesso. Você pode enviar essas informações para sua agência de confiança ou profissional como parte da descrição de um pedido de logotipo.

É provável que até esse momento você tenha entendido, na criação de logotipo, menos estratégia e mais criatividade.

Talvez, por muitos motivos, você entenda que um logotipo é feito quando alguém tem uma criatividade surreal (quase extraterrestre).

Não. Não é assim que acontece. Profissionais de verdade não esperam por ideias, eles as estimulam. Eles vão estudar seu negócio e criar algo harmônico e de real impacto.

Não vejo nenhum mal se você tem desejo de criar seu próprio logo. Contudo, até com base no que você leu até aqui, você já percebeu quantas variáveis devem ser consideradas para a criação de um logo que realmente ajude sua indústria prosperar e vender.

Então, um bom logotipo é feito sob um forte apanhado de informações estratégicas.

Por mais impressionante que pareça, a estética de um logotipo tem íntima relação com disciplinas como matemática, geometria e até um pouco de filosofia (entre muitos outros aspectos). Abaixo você vê alguns exemplos de logotipos criados com proporções matemáticas.

Logotipos com proporções matemáticas

O mais indicado é sempre buscar ajuda de um designer ou uma agência para criação profissional.

Traga simplicidade ao seu logotipo

É impressionante como ainda em 2018, temos logotipos cheios de elementos, firulas e ausência total de simplicidade. Para se convencer do contrário (das firulas desnecessárias) basta ver a simplicidade das grandes marcas. Elas realmente sabem exatamente o que estão fazendo. Veja!

Exemplo de simplicidade de alguns logotipos de grandes marcas nacionais e internacionais

Se você quer fazer como as grandes marcas precisa fazer/pensar diferente. Há muitos logos ruins por aí. Então, se você quer se destacar desta massa de logotipos que agridem a visão, continue lendo nossas dicas.

Na minha visão um bom trabalho de logotipo é quando uma forma simples carrega um bom número de significados possíveis. Algo que “se reconhece à distância”.

Já viu como a Apple faz? Bem, o trabalho é tão bem feito e apresentado de tantas formas distintas que, basta mostrar a famigerada “maçãzinha mordida” e você já sabe do que se trata.

Aprove para sua indústria o logo que mais condiz com a personalidade dela. Procure por formas com elementos únicos e simples.

Sua marca pode ser exposta somente com um símbolo gráfico, símbolo mais tipografia ou as duas coisas.

Tem muita gente por aí utilizando uma única versão de logotipo em tudo o que faz. Além disso, segue religiosamente a aplicação de cores dessa única e engessada versão.

Não faça assim. Sim! Você pode ousar e ter múltiplas versões do seu logotipo original.

Andando por São Paulo, gosto de ver como a empresa de móveis planejados (Favorita Móveis Planejados) aplica seu logotipo. Veja abaixo como eles fazem isso e como é possível ousar e inovar sem perder a identidade visual que o logo proporciona.

Exemplo de aplicações diferentes de um mesmo logotipo

Você sabe o que é minimalismo? O minimalismo é uma série de movimentos que ocorreram em diversos campos do conhecimento, sobretudo nas artes. Empregar minimalismo significa fazer a redução na utilização de recursos ou elementos.

Marcas minimalistas são perenes. Marcas com formas simples são atemporais. Sua marca tem grande chance de destaque se você aprovar um logotipo para sua indústria que carregue em si essa simplicidade.

A equação é singela. Simples visualmente é igual a logotipo memorável.

A boa utilização do seu logo é decorrente da escolha perfeita de formas, cores e tipografia.

Se possível, torne seu logotipo monocromático (ou que uma de suas versões seja monocromática).

Exemplos de logotipos monocromáticos

São muitos os benefícios de possuir uma marca enxuta e monocromática. Uma delas é a aplicação em diferentes cores de fundo (isso porque seu logo será aplicado em diferentes superfícies e ocasiões).

Por mais que se criem regras de utilização de um logo, as versões de cores únicas se saem ou se mostram melhores. Digo isso pelas diferentes e surpreendentes formas que seu logo poderá ser usado enquanto sua empresa existir.

Sua cor preferida no logo? Definitivamente não. A não ser que ela seja condizente com a mensagem que você deseja transmitir. Escolha cores que deem suporte a mensagem (ou mensagens) que sua marca personifica. Deixe a critério do profissional que você contratar. Acredite ele vai testar bastante.

Designer que se preze tira excelente proveito dos diversos significados que cada cor possui e aplica de forma contundente em sua criação.

Veja abaixo alguns exemplos de aplicação de cores seguindo a psicologia das cores.

Psicologia das Cores - Significado a cada escolha de cor para o seu logotipo

Faça também o teste do tamanho para saber se seu logotipo é realmente bom. Reduza o logo do seu negócio ao tamanho aproximado de um botão de camisa e avalie sua nitidez e legibilidade. Se a redução for satisfatória é possível que você tenha uma ótima opção gráfica da sua marca.

Esse teste não é uma regra absoluta. Não, se seu negócio requer um logotipo mais intenso e criativo (ou “fofinho”) talvez o teste do tamanho não se aplique. 😉

“Mas eu vi que posso criar meu logo grátis”

É verdade, na Internet existem inúmeras facilidades ou ferramentas para criar logo grátis (inclusive softwares livres acessados via navegador em tempo real). Assim como inúmeros tutoriais de como fazer um logotipo (e as vezes aquela expressão logomarca 😐 ).

Sim, você pode fazer bom uso disso para um resultado satisfatório. Falo isso, principalmente, por respeito ao orçamento de marketing do seu negócio. Contudo, mesmo que você seja muito criativo, também vou defender que você procure por serviços publicitários profissionais.

Não há como contestar, designers e agências especializadas possuem base teórica, técnica, além da própria experiência (portfólio) para fazer um logotipo memorável que seus públicos vão amar.

Posso até afirmar que, se você chegar a um designer já com muitos dos conceitos, que apresentei nesse conteúdo, bem definidos, o deixará muito feliz e provavelmente vai garantir um trabalho fantástico 😎 .

Bem, não quero me estender muito. Espero que aproveite essas dicas e nos conte mais detalhes sobre sua experiência com logotipos nos comentários. 😀

Forte abraço e boas vendas!

Márcio Leandro

Consultor de marketing na Interliga onde participa ativamente das soluções de tráfego e vendas para clientes. Gosta de conversar sobre marketing na internet e degustar um cafézinho feito na hora.

http://www.agenciainterliga.com.br
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