Fotografia para empresas – 5 dicas infalíveis para não fotógrafos

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Imagine o seguinte:
Um dia normal em seu trabalho. Seu telefone toca. Do outro lado da linha alguém do atendimento da sua agência digital pede algumas fotografias para compor uma coleta de informações. Essa coleta ou brief é de um site recém contratado por você. Ele pede a você algumas fotos para compor a galeria ou portfólio de serviços da sua empresa. Diz também que utilizará algumas fotografias para compor o layout para sua aprovação.

O que você faz?

Diz que vai enviar para ele a semana que vem? Diz que vai contratar um fotógrafo para fazer as fotos e enviá-las na sequência? Pede para ele ir ao Google Images e pegar uma das fotos de lá?

Bem, sobre essa última pergunta, esqueça. Definitivamente ir no Google procurar imagens para compor sua divulgação ou comunicação, não é algo muito honesto. Lembre-se sua comunicação precisa ser personalizada e você, sobretudo, deve respeitar direitos autorais de fotografias ou ilustrações em geral.

Claro, contratar um fotógrafo é sem dúvida a melhor opção, mas nem sempre ele terá agenda para acompanhar a dinâmica de vendas da sua empresa.

Se você estiver nos processos que precedem a publicação de um novo site, só para cobrir todas as questões levantadas anteriormente, evite adiar a entrega de informações. Isso tornará seus resultados mais lentos e poderá “adicionar certo ruído” em sua comunicação de vendas.

Temos atendido, aqui na Agência Interliga, empresas que aplicam seus produtos diretamente em residências, na indústria ou onde quer que o cliente peça, do Oiapoque ao Chuí. O que faz com que ensaios fotográficos de produtos e serviços culminem no investimento de algumas centenas e a até milhares de reais.

Hoje, nosso artigo, pretende dar a você uma solução dinâmica, eficaz e sem dúvida muito econômica. Seja para expor ou, como costumamos chamar, tangibilizar seus serviços esse conteúdo é para você. Sim,  as fotografias são ótimas para tornar tangível ou palpável sua prestação de serviços.

Tudo para que você consiga captar a atenção da sua clientela para o cotidiano do seu negócio, qualidade de produtos ou demonstrações de seus serviços.

Claro, trazer seu cliente cada vez mais perto do que você faz, hoje já não é um grande problema. A Internet nos proporciona diversos canais onde você pode expor sua empresa de maneira muito positiva para milhares de seguidores e fãs da sua marca.

As mídias sociais são, sem dúvida, uma excelente forma de expor seus produtos e serviços. Sites como o Facebook, o Instagram e o Flickr por exemplo, oferecem a possibilidade de publicar uma das melhores formas de expressão da comunicação: A fotografia. Além disso são veículos que possuem o poder de fazer as pessoas gostarem mais da sua marca.

Fotografia para serviços – O que você vai aprender?

Para que você não precise procurar imagens da Internet e nem contratar um fotógrafo profissional (ao menos por enquanto), reunimos aqui algumas dicas para que você utilize a câmera do seu celular, tablet ou câmera digital para ter uma coletânea de fotos vendedoras e que acompanhem a dinâmica de vendas da sua empresa.

A tecnologia nos permite registrar nossos momentos em alta resolução. Mesmo que você tenha poucas opções de configuração, nosso intuito é fazer com que você obtenha belas fotos para expor no seu site e em suas redes sociais.

Esse conteúdo está voltado a empresas de serviços que fazem aplicação de produtos em local indicado pelo cliente. Mas isso não impedirá que você obtenha boas dicas se você vende estritamente produtos ou deseja expor sua empresa por meio da fotografia.

Aliás, se esse for o seu caso, deixe um comentário. Teremos o imenso prazer de publicar um artigo sobre fotos para produtos e ajudar sua empresa.

Fotografia para empresas de serviços ou portfólio de serviços

Dica 1 – Preparando o Ambiente

Nos últimos meses fomos contratados para cuidar da comunicação digital de uma empresa de envidraçamento de sacadas. É um serviço que rende centenas de instalações por mês e que o acompanhamento de um fotógrafo profissional, tornaria a galeria de imagens do site da empresa algo extremamente caro.

Nossa sugestão para a empresa foi que os instaladores, após o término do serviço e limpeza da vidraça, fotografassem o serviço aplicado. Sugerimos que para fotografar, os instaladores se certificassem inclusive sobre a limpeza do local e optassem por imagens em formato paisagem para facilitar edições posteriores.

Procuramos, aqui no Blog da Interliga, ter nosso conteúdo voltado à  pequenas e/ou médias empresas e sobretudo nossa clientela.

Claro, o que estamos ensinando aqui tem muito a ver com o cliente citado e também alguns outros clientes que atendemos. Eles foram e são nossa inspiração para escrever conteúdos como esse.

O aspecto agradável de um produto ou serviço depende também da limpeza que vem, de forma automática, acompanhada com uma boa dose de percepção de organização.

E quando falamos em limpeza, isso inclui outras coisas que podem tornar sua foto inutilizada. Procure não deixar objetos fora do contexto espalhados pelo ambiente. Esconda fios ou cabos indesejáveis, ferramentas e até embalagens que possam arruinar o aspecto da foto.

Se seu serviço possui acabamentos aparentes como pinturas, adesivagem, galvanização entre muitos outros tipos, certifique-se que tudo foi checado para que a exposição da sua imagem não prejudique seu negócio. Você não quer que sua empresa seja percebida como displicente ou desleixada. Não é mesmo?

Dica 2 – Enquadramento

Antes de tudo! Sabe aquele recurso incrível de zoom do seu smartphone, tablet ou câmera digital? Esqueça. Escolha a posição ideal para clicar a foto e controle a resolução nas opções da câmera. A resolução pode ser entendida como medida da imagem. Para evitar baixas resoluções na utilização da imagem, nossa dica é que utilize resoluções acima de 1280px de largura. Veja abaixo como configurar em um celular com Sistema Android.

Escolha de resoluções no Android
Escolha de resolução em um dispositivo móvel com Sistema Android

Escolhendo a resolução da imagem em uma câmera digital de 16 megapixels
Escolhendo a resolução da imagem em uma câmera digital de 16 megapixels (Quanto maior a resolução mais espaço a fotografia tomará em seu cartão de memória).

Linha do Horizonte – É quase certo que sua câmera possua linhas guia. Essas guias ajudarão você a alinhar o horizonte do ambiente e obter uma foto mais coerente e alinhada.

Aplicação da regra dos terços e alinhamento horizontal
Aplicação da regra dos terços e alinhamento horizontal (só antecipando a informação note que o assunto principal da foto está posicionado no quadro central. 😉 )

Regra dos terços – Tem tudo a ver com a habilitação das linhas guia e da divisão em 3 partes (horizontal e vertical). Se você ainda não ouviu falar disso, vai com certeza melhorar 200% suas fotos. É uma regra de percepção de beleza baseado na matemática. Mas antes que comecemos a devanear aqui sobre as origens dessa regra, vamos logo a dica prática.

Toda fotografia possui um assunto principal e a regra dos terços é essencial para exprimir ou representar isso. Basta posicionar o foco ou assunto de forma estratégica nos chamados pontos de ouro e, voilá, você vai atrair a atenção correta para sua imagem e comunicar a mensagem dela ainda mais.

Certo e errado nos pontos de ouro - posicionamento fotografia
Os pontos em verde limão são os pontos de ouro. Note que não basta posicionar no centro, uma leve e estratégica deslocada pode deixar a fotografia mais charmosa.

Pontos de Ouro - Café Starbucks
Um pequena brincadeira com os pontos de ouro enquanto concebíamos a idéia desse conteúdo em um café em São Paulo. Note nessa simples foto como outros objetos se tornam irrelevantes quando focalizamos o assunto dentro da regra.

Dica 3 -Iluminação para uma boa foto

Claro, nesse quase tutorial, não vamos falar sobre lâmpadas especiais ou tripés de MacGyver. Queremos que você explore a iluminação ambiente e evite ao máximo fotografar contra a luz e sim utilizá-la de forma favorável.

Em alguns casos, dependendo da aplicação do seu produto ou serviço, fotografar contra a luz será quase inevitável. A empresa de envidraçamentos que citamos no artigo, na maioria dos casos, irá fotografar a aplicação na Sacada, contra a luz e durante o dia.

A luz externa, especificamente nesse caso, será maior do que a luz interna. Se você fotografar em condições parecidas, tente fazer a compensação de luz utilizando a dica 5 desse artigo. Em outras condições será muito mais fácil deixar o ambiente iluminado com luz própria (instalação disponível) ou aproveitar uma janela, por exemplo, como foco de luz.

Use e abuse da luz matinal. Sua suavidade de iluminação pode deixar sua foto mais bonita.

Se precisar de mais luz no ambiente, utilize a criatividade e não deixe de improvisar. Todo esforço é válido para uma boa imagem.

Opte por luz branca, contudo se não houver possibilidade de improvisos, tente utilizar o balanço ou controle de branco. As configurações disponíveis em algumas câmeras ajudarão nesse sentido. Veja mais alguns detalhes também na dica 5.

Dica 4 – Explore mais cliques

Não se contente com uma fotografia apenas. Tente o máximo de cliques com um mesmo assunto. Assim você promove um “concurso” para a seleção da melhor foto.

Dica 5 – Melhorando ainda mais a qualidade da foto

Valor de exposição – Você pode fazer uma correção de brilho na imagem utilizando o valor de exposição. A utilização será necessária em ambientes escuros onde não há possibilidade, por qualquer motivo, de influenciar a iluminação. Em ambientes escuros, procure aumentar um pouco o valor de exposição. Mantenha o valor de exposição zerado se as condições forem favoráveis para uma boa fotografia.

Valor de exposição de fotografia com um celular Android
Mudando o valor de exposição da fotografia em um celular Android

Controle de Branco – Sua câmera digital ou a câmera do seu celular (smartphone) pode não “entender” o que é branco no ambiente em que você está fotografando. Por isso, se tiver oportunidade, configure o controle de branco. Em alguns casos, você encontrará algumas configurações predefinidas, algumas delas são: automático (padrão), luz do dia, nublado, azulado e fluorescente. Você também pode melhorar essa questão da iluminação modificando ou configurando o ISO. Isto mudará a sensibilidade da lente em relação a luz.

E qual é o segredo da correção de iluminação? Simples demais. Teste muitas vezes até obter o resultado desejado. Nossos avós e pais sofreram fotografando com filmes. Ver em tempo real a qualidade e iluminação da foto é uma benção.

Estabilidade (como não tirar fotos “tremidas”) – A forma correta de fotografar sem obter imagens “tremidas” é utilizar um tripé. Claro, sabemos que nem sempre isso será possível. Nossa dica é que assim que você conseguir um enquadramento ideal para fotografar, procure apoio para os braços. Você pode apoiar um dos cotovelos e nesse mesmo braço, segurar sua câmera ou smartphone enquanto utiliza a outra mão para ajustar e dar o clique final.

O Profissional que utilizar sua foto saberá qual tratamento adequado dar a ela. Mas, seguindo estas dicas, sua fota sairá com uma qualidade maior de forma mais imediata.

Dica 6 – Direitos de Imagem (Dica bônus)

Se você quer fotografar sua equipe e evitar problemas futuros. Pegue autorização por escrito com eles. O direito de imagem faz parte dos direitos constitucionais de uma pessoa e precisa ser respeitado. Portanto, se as fotos expuserem sua equipe, faça um documento que identifique cada pessoa e autorize a utilização na comunicação (digital ou não) da empresa.

Claro, nada substituirá o trabalho profissional de um fotógrafo. Contudo, seguindo essas dicas você conseguirá ótimos cliques para expor sua empresa com a rapidez que sua comunicação comercial merece.

Se puder atue nas duas linhas. Contrate um ensaio fotográfico para contar a história do seu produto ou ainda da sua empresa, enquanto utiliza seu quadro de colaboradores para registrar seus serviços aplicados de forma mais dinâmica.

Bem, agora você já sabe. Para não fazer nenhuma sugestão errada à sua Agência digital ou profissional de marketing digital você tem um caminho dinâmico, eficaz e econômico. Caminho que fará você registrar os momentos da sua empresa, tornar tangível seus serviços confirmando a qualidade e tornar sua comunicação mais atual.

Aproveitando a oportunidade, converse conosco sobre um novo site para sua empresa. Nosso atendimento terá o prazer de ajudá-lo. Não somente em ter um site vendedor, mas também ajudá-lo com estratégia de vendas e conteúdo.

Não deixe de revelar sua experiência e enriquecer nossa conversa. Aguardamos seu comentário.

Abraço e boas vendas!

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